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COACHING

 

 

 

O QUE É COACHING?

 

“ É uma parceria continuada que estimula e apóia o cliente a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional. Através do processo de Coaching, o cliente expande e aprofunda sua capacidade de aprender, aperfeiçoar seu desempenho e eleva sua qualidade de vida”

 

                                                           International Coaching Federation (ICF)

 

 

 

“É uma relação de ajuda que envolve uma ampla variedade de técnicas e métodos comportamentais, permitindo ao cliente alcançar um conjunto e objetivos mutuamente identificados para melhorar o desempenho profissional, a satisfação pessoal e, portanto, a eficácia da organização na qual atua.”

 

                                                                                              R.R. Kilburg (1996)

 

 

“É o processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento de outra(s) pessoa(s) para que esta alcance(m) os resultados almejados”.

 

                                                                                              Rosa.R. Krausz

 

 

 

 

“Coaching é liberar o potencial de uma pessoa para que ela maximise a própria performance. É mais ajudá-la a aprender do que ensiná-la”.

 

                                                                                              Timothy Gallwey, 1975

 


QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE COACHING E OUTRAS MODALIDADES DE INTERVENÇÃO?

 

 

  • COACHING : Estimula o cliente a utilizar seus recursos de forma eficiente e eficaz para alcançar resultados. Aborda questões de desempenho, desafios e mudanças específicas.

 

  • ACONSELHAMENTO: Apóia o bem estar emocional do cliente.

 

 

  • MENTORING: Compartilha seu conhecimento e sua experiência para ampliar a compreensão do cliente. Trata de questões relacionadas com a empresa, carreira ou transições profissionais.

 

  • CONSULTORIA: Facilita o processo de melhoria do sistema organizacional. Abrange questões e problemas organizacionais.

 

  • TERAPIA: Voltada para o equacionamento das dificuldades emocionais.

 


COACHING EXECUTIVO

 

Coaching executivo é um processo interativo de desenvolvimento profissional, que tem como objetivo melhorar a performance de uma pessoa no contexto empresarial.

Neste tipo de coaching, o processo é liderado por um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching  para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. O coaching executivo pode também ser conhecido como coaching profissional ou coaching  empresarial. No entanto, o coaching executivo está direcionado a pessoas que exercem cargos executivos em empresas, ou seja, cargos hierarquicamente elevados.

Este processo é direcionado para os diretores, gerentes, gestores e líderes de uma empresa, para que sejam desenvolvidas capacidades e competências para o benefício da empresa. Uma maior produtividade e aumento da satisfação profissional são fruto do coaching executivo.

Como em todos os outros tipos de coaching, é fundamental saber identificar as metas. Sendo esta uma área relacionada com empresas, é igualmente importante saber identificar a missão e os valores da empresa em questão. O coaching executivo transforma o empresário em um líder mais eficaz, capaz de enfrentar situações de stress e de administrar mudanças uma maneira mais efetiva.

O coaching executivo visa desenvolver o capital humano e melhorar a qualidade de vida do coachee (cliente / aprendiz), e tem como foco a inteligência emocional, o equilíbrio e a liderança eficaz. Um executivo que tenha sido equipado através desta modalidade de coaching, trabalhar melhor em equipe e consegue resolver problemas mais facilmente. Assim, graças ao coaching executivo, as possibilidades são transformadas em realidade e o potencial de um indivíduo é transformado em excelência.

 


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS EM CONTRATAR UM COACH ?

 

 

MUDANÇA

 

                          FOCO

MUDANÇA

INTRAPESSOAL

MUDANÇA

INTERPESSOAL

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

 

 

 

FOCO NO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

Crescimento e desenvolvimento pessoal.

 

Alcançar/manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Alcançar sucesso e bem estar

Desenvolver habilidades gerenciais e de liderança.

 

Desenvolver a competência interpessoal

Desenvolver funcionários de alto potencial.

 

Envolver as pessoas no processo de mudança ocasionado por fusões, alterações tecnológicas, mudança de ramo de atividades, etc.

 

 

 

 

FOCO NA PREVENÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Evitar a falta de alinhamento com culturas diferentes ou estilos de atuação em novos ambientes

 

Reduzir o estresse ou outros fatores de origem emocional que poderão estar interferindo no desempenho.

Reduzir conflitos entre executivos e seus pares, executivos e suas equipes.

 

Reter talentos, reduzir o turn-over causadas por estilos de liderança inadequados

Trabalhar a resistência de executivos e gestores aos processos de mudança estratégica, de novas políticas, objetivos, metas.

 

Eliminar obstáculos que possam comprometer o desempenho de executivos que estão assumindo novas funções.

 

FOCO NO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Desenvolver a visão sistêmica, a flexibilidade, a prática dos valores organizacionais

Desenvolver a capacidade de integrar equipes e de criar redes de relacionamentos.

Cultivar uma cultura organizacional de sucesso com responsabilidade social.

 

 

 

Jucélia Judith Marty

       Psicóloga


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